* Em construção
Assessoria quinzenal para a escrita de artigos para o Linkedin:
Propósito: resgatar da visibilidade de um perfil no Linkedin, retomada do networking e recolocação profissional a partir da publicação de artigos quinzenais (out. 2020 a jun. 2021). Fev. 2023.
Assessoria semanal para a escrita de artigos, post para as redes sociais, textos para site, roteiros, edições e publicações de Podcast:
Propósito: contribuir para a visibilidade da marca nas redes sociais, através de conteúdos nos formatos de texto e áudio (desde 2019).
Assessoria semanal para a escrita de relatórios, criação de templates, elaboração de pauta de reuniões, comunicados e e-mails. Suporte estratégico para revisar, programar e prospectar as ações.
Propósito: manter organizadas todas as ações no trabalho, com vistas a atingir os objetivos da função e melhorar a performance cotidianamente (desde 2021).
Assessoria para a revisão de textos, elaboração de roteiros para redes sociais, design de cursos e palestras. Mapeamento de conteúdos para workshop. Edição de cortes de vídeo:
Propósito: melhorar o desenho de cursos, palestras e workshops com técnicas de mapeamento conceitual (eventual desde 2018).
Assessoria semanal para aprimorar a performance escrita no Vestibular, Enem e afins:
Propósito: oferecer ferramentas para a escrita de textos claros e coesos, ampliando repertório e estimulando a intertextualidade (desde fev. 2018).
Assessoria eventual para a edição e sonoplastia de áudios:
Propósito: organização de programas em Podcast – Audiolivro (voluntariado) e meditação (2019).
Assessoria eventual para a elaboração de projeto de Podcast (mapeamento e roteiro) para o Memorial Sertanejo (Pernambuco).
Propósito: contribuir para a documentação do Museu Sertanejo-Luzia Barboza (2019/20).
Assessoria na edição de episódios de Podcast – Projetos com foco no desenvolvimento humano:
Propósito: Editar periodicamente Podcast autobiográfico sobre , com eventuais observações sobre o roteiro- Projeto Nutriz Aprendiz (2022) – “Histórias, processos e aprendizados vivenciados no início da vida”.
Projeto Cultura da Paz – De 2012 a 2022
Selo Unesco – De 2013 a 2021
Em março de 2012 fui convidada a participar do Projeto Conexão Itália Brasil, coordenado por Oriana White. Pouco mais de um mês após o convite, juntavam se à comitiva rumo à Perugia (Itália), outros docentes de escolas públicas brasileiras.
Objetivo: trocar experiências sobre a Cultura da Paz com as professoras do Círculo de 7 escolas públicas italianas. Desdobramento: a experiência com este projeto foi tão rica, que fez render amizades na Itália e muitos desdobramentos deste projeto no Brasil – Criada em 1953, a Rede PEA UNESCO une 11,7 mil escolas de 183 países em torno de princípios difundidos pela UNESCO, entre eles o de construir a cultura da paz, promover a educação para o desenvolvimento sustentável e formar gerações conscientes de seu papel como protagonistas de uma cidadania global.
O projeto Cultura da Paz foi inscrito em 2013 no PEA e ajudou a garantir o selo Unesco para a escola. Matéria nas págs. 18 e 19.
EXPO MILAN – FEEDING THE PLANET, ENERGY FOR LIFE
2014/15
Em final 2014, o projeto Cultura da Paz inspira-se na pela temática da Expo Milano 2015 (Feeding the Planet, Energy for Life). Uma das etapas do Projeto previa visita à Mostra Reflexões sobre a Mãe Terra, agricultura e nutrição. Clique na imagem abaixo para ler a matéria nas págs.26 e 27.
Clique na imagem para acessar – Págs 28/27
ARTIGO – VIRTUDES VAGAROSAS
2015
Em agosto de 2015 escrevi o artigo 'Virtudes vagarosas' para a Revista Girasole. Estavam sendo preparadas as próximas etapas do Projeto Cultura da Paz: um espetáculo teatral e um livro bilíngue - em parceria com o prof. Vitor Valerini. Confira a matéria na Revista Girasole, páginas 20 e 21.
ARTIGO – 3 MUNDOS NUM SÓ
2016
Em abril de 2016 escrevi o artigo '3 mundos num só', inspirado no artigo homônimo de Milton Santos. Escrevo pensando na importância de, como educadora, fazer parte de iniciativas e organizações globais - como é o caso da Unesco. Confira a matéria na Revista Girasole, páginas 7,8 e 9.
EXPERIÊNCIA TOQUE COMPASSIVO
2016
Em agosto de 2016, o Projeto da Cultura da Paz voltava-se para as competências socioemocionais. Para trabalhar o tema com profundidade, convidei a psicóloga Lívia Belotto para desenvolver uma vivência com o tema da compaixão - primeira condição para se pensar a Paz. O relato da experiência é dela. Confira a matéria na Revista Girasole, páginas 30 e 31.
LIVRO – PAROLE PER FARE PAROLE
2016
Em 2016 contribui revisando textos (em português) para o livro Parole per fare parole, lançado no stand do Instituto Cultural Italiano na Bienal do Livro. Confira a matéria relacionada na Revista Girasole, páginas 8,9 10 e 11.