Meus projetos

Ver a imagem de origem
by Pragma.com

Tenho orgulho deles. Acho que são a melhor parte de mim quando o tema é Educação. Desde 2012 coordeno projetos, todos no viés da Educação; mesmo quando fora da Escola.

Antes disso também, hehe.

Lembro que, aos 14, pedi para meus pais comprarem um material importado para dar aulas de inglês a um garoto de 9 – o Alecssandro (não esqueço o nome dele!).

Aos 17 escrevi um livro (didático), no melhor estilo da ‘Instrução Programada’. Já era a precursora do EAD naquela época, haha! Juntei as principais regras da Língua Inglesa em um caderno brochura, com anotações manuscritas em 3 cores de caneta (azul, preta e vermelha). Aos 20, gravava fitas cassetes com o conteúdo das aulas teóricas da Universidade…

Aos 30 fiz um programa de TV ao vivo, com bancada para os jornalistas e tudo!

Aos 40 criei estações de aprendizagem entre as árvores do terreno que pertencia a minha mãe, no fundo de casa… Só para ensinar Ciências. Para esse importante projeto, inspirei-me na estrutura do livro ‘Cabe na mala’ – e, assim, pude consolidar a alfabetização do meu filho e um pouco mais.

Adoro trabalhar com projetos. Hoje, puxo à memória, sem preocupação com a cronologia, alguns dos projetos que fiz desde então :

  • Podcasts com narrativas da memória a partir da vida de Anne Frank.
  • 26 podcasts sobre Direitos Humanos e outros 15 com narrativas de quarentena (em parceria).
  • Vídeos com narrativas de ancestralidade no Museu da Pessoa (SP).
  • Voluntária em 2 redes de Educação, escrevendo ensaios semanais: CORE e Professores Transformadores.
  • Formação de alunos para voluntariar em um workshop sobre podcast para 50 jovens do Campi-Pinheiros; a partir de jogos e vivências com imagens e Direitos Humanos – Biblioteca Alceu Amoroso Lima.
  • Finalista do Prêmio Diário de Inovação 2017.
  • Gemmellaggio Cultura della Pace em Perugia: visita a 7 escolas do Círculo da Paz e apresentando o 1º Projeto de Cultura da Paz (2015).
  • Coordenação de e-book em bilíngue (português e italiano): Narrativas de terror para se contar na quarentena.
  • Ensino da abordagem Design Thinking para elaborar projetos.
  • Ensino de gramática facilitada pelo multilinguísmo.
  • Escrita de roteiro teatral (livro publicado) em parceria com Vitor Vallerini: O ingrediente secreto – por ocasião da Expo-Milão. Esquetes foram montadas em forma de espetáculo.
  • Coordenação de jovens em Concursos, com 4 premiações: Projeto Carta (Correios), Projeto Poesia e 2 Projetos no Parlamento Jovem.
  • Programa de rádio de 1h e 1/2 sobre a Belle Époque.
  • Projetos com oralidade: os princípios do TedTalks na Educação.
  • Projeto para manter o foco, em parceria com Daniela Veronesi: Foco no Cubo.
  • Projetos em podcast – da editoria à publicação: destaque para a assessoria ao Memorial Sertanejo.
  • Projetos de escrita: acadêmica (Enem e Vestibular), Redes socias (LinkedIn).
  • Projeto de administração de conteúdo: blog, copy. Cortes de videocast para gerar conteúdo.
    • Projeto com mapas, escrita argumentativa e exposição oral.
    • Audiodrama a partir de transcriação literária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *