Aspas, negrito e itálico

Olha só que discussão mais interessante que surgiu num grupo de escrita adolescente:
“Por que a autora do livro usou o itálico nestas duas palavras? O que ela está tentando transmitir que eu não estou entendendo?”

Sorri de satisfação. Não há de se desprezar bons leitores; tanto mais se forem adolescentes! A pergunta era sim de uma criticidade surpreendente e revelava muito sobre a minha leitora.

Para entender melhor o que digo, proponho o seguinte:

Imagine quem seria você, no lugar dela: 11 anos. Fã dos livros de Harry Potter, teria lido, a esta altura da vida, muitos livros da série.

E aí que, numa certa tarde de sábado, em pleno verão, seus olhos estranham duas palavras que surgem como faróis diante de você. Estão no mesmo parágrafo. Em itálico – e olha que você nem sabe ainda o que é itálico. As palavras são: todos e gostaria.

As palavras intrigam você; ainda mais que não era a primeira vez que isso acontecia. Mas, na ocasião, você resolveu ‘passar batido’. Agora não! Parecia que a autora estava a lhe dizer algo… E era importante! O fato teria passado -como disse – batido – não fosse a sua alma adolescente. ‘Por quê, por quê?, você pergunta.

Felizmente, a resposta vem logo, apenas alguns dias após aquele sábado de verão. Sorte ter marcado a página com um clip!; você pensa.

Respondo prontamente, sem titubear. Abro uma página do Word e finjo escrever um texto – a imagem segue logo abaixo. E completo:

“Olha, vou dizer o que penso: a autora usou todos em itálico porque, muito provavelmente, não são TODOS… Digamos que sejam apenas alguns… Pensando bem, somente “alguns”…O mesmo se dá com gostaria…”

A imagem está meio ruim porque foi tirada da tela do computador…

Continuo, mas lasco uma pergunta – e, a está altura, a discussão está tão acalorada, que nem sei se os outros alunos ainda estão ali:

“Diga-me, por favor… Esta fala vem de um personagem em cuja boca estas palavras ficariam estranhas?”

Os olhinhos dela brilharam:

“Sim, sim!” “A” personagem jamais diria “gostaria”. Não é o jeito dela. Ela ė AUTORITÁRIA – irônica, interrompi. Ela não hesitou: … Irônica demais para usar uma palavra assim; e me parece haver uma brincadeira aí… Pensando bem, vejo até uma maldade quando ela diz todas!

A discussão teria continuado, mas não deu. A aluna adolescente não conseguiu encontrar o outro trecho.

… Estava ali, ela sabia, mas não o marcara com clip!

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