Laboratório de Vozes e Storyteller Estúdio

Esperando por afinação

Foto por Vlad Bagacian em Pexels.com

Olá! Sou Helenice Schiavon e este é o (roteiro do) episódio de apresentação do Podcast Eu Storyteller Estúdio– o Podcast do Laboratório de Vozes que, entre dicas e lições, revela as 3 paixões da minha vida: a escrita, a leitura e a voz.

Resolvi criar este podcast porque pensei em levar para você um pouco da intensidade destas minhas paixões. Foi meio que por acaso, sabe? Há aproximadamente 15 anos, um pouco mais, descobri que, logo eu, uma apaixonada pela escrita, conhecia muita gente que não gostava de escrever – e nem de ler – mas que todos, absolutamente todos, tinham uma história para contar! E ah! Como adorariam ter alguém que a ouvisse! Seria como música para seus ouvidos.

E então, fui descobrindo, bem devagarinho, que uma frase que li num livro sobre a arte de escrever fazia muito sentido. E que ela, de certa maneira, respondia hipotéticas perguntas: Por que escrevemos? Se ler e escrever são ações humanas tão complexas, que dispendem tanta energia e esforço – da mente, dos olhos, do caráter – o que leva o ser humano a ler e a escrever?

A resposta vinha simples no livro:

“Queremos tornar nossa verdades bonitas”.

Não sei de você, mas, para mim, só este argumento basta para justificar o lugar que dou à escrita e à leitura em minha vida, mas há tantas outras justificativas – como aquelas que estão nos filmes Fahrenheit 451, Escritores da liberdade e A menina que roubava livros… Lembra de algum outro?

Falei de filmes, mas foi mesmo um livro que me trouxe os melhores argumentos ou, ao menos, aqueles sobre os quais eu nunca tinha pensado e são hoje para mim irrefutáveis: trata-se de ler e Escrever no Escuro (de Denise Schittine), um livro que ao falar de palavra, falou de voz e, ao falar de texto, falou de partitura. E foi assim que eu compreendi definitivamente que o texto que eu e você lemos (e escrevemos!) é pura minha música.

Isto é o que move o Laboratório de Vozes, com seus cursos, mentorias e podcasts: saber que o texto é uma partitura. Nossas palavras estão ali porque são pura música. Tudo esperando por afinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *