Podcast narrativo

Ver detalhe de imagem relacionada

Olá, eu sou Helenice Schiavon e este é o roteiro que escrevi para um episódio extra do Podcast Eu, Storyteller, produzido especialmente para explicar o que é um Podcast narrativo.

Desde quando me aventurei a fazer podcasts e decidi criar um canal – o Eu,Storyteller – minha ideia era a de narrar histórias.

E por quê? Ora, considero a narrativa a essência do ser humano. Afinal, somos feitos de histórias.

Pense comigo: quantas histórias são contadas entre o grito do recém-nascido até o último suspiro de morte de um ser humano? Inúmeras. As experiências que uma pessoa vive ao longo de toda a vida definem quem ela é.

Pensar na importância disso na comunicação não é muito complicado. O marketing digital está ai para confirmar o que eu digo: não há um dia sequer que você visite o Instagram e encontre alguém vendendo um produto ou uma ideia sem que narre uma história – façam o storytelling.

Não gosto muito desta ideia de que o storytelling (termo em ingles para toda cultura narrativa) é uma ferramenta de venda de produtos. Acho que isso é minimizar o poder e a importância da palavra na vida humana. Mas há quem afirme que para ter sucesso na venda de um produto, é preciso narrar uma história; pois que elas conectam pessoas.

Claro! Não tenho dúvidas, principalmente porque as histórias podem encantar, explicar e criar movimentos!

No mercado dos podcasts brasileiros, não é fácil encontrar podcasts essencialmente narrativos. Sim, porque quando falo em narrativa, me refiro aos podcasts que contam histórias – de ficção e também de não ficção.

Só para você ter uma ideia, entre os 5 podcasts que ocupam o ranking dos mais ouvidos no Brasil (a pesquisa é para o Spotify (um importante agregador de podcasts), nenhum deles é narrativo.

É claro que, todos eles, de uma certa maneira, contam histórias; até porque é impossível falar de algo ou alguém sem narrar, descrever e explicar. Uma entrevista, de certa maneira, tem como objetivo, contar uma história. A descrição e a explicação de um acontecimento também. Mas, quando me refiro ao podcast narrativo, coloco em foco o enredo da história e o discurso do personagem – sem abrir mão da emoção e até da poesia.

Pensando na estrutura do gênero narrativo (enredo, personagem, espaço, tempo, conflito, clímax e desfecho), com certeza, o Podcast narrativo de maior sucesso no Brasil é o Projeto Humanos.

Idealizado por Ivan Mizanzuk em 2015, professor e escritor de Curitiba, o Projeto Humanos faz parte de uma rede de podcasts, o AntiCast. Trata-se de um podcast narrativo ‘raiz’ um podcast storytelling; e não é uma conversa informal como a maioria dos podcasts no mundo. Nele, a entrevista faz parte do roteiro, mas é toda amarrada com explicações e descrições; muitas vezes contadas por um narrador onisciente – que tudo vê.

A pergunta que fica é:

Esse tipo de podcast, o narrativo, pode servir como recurso de aprendizagem, por exemplo, para um curso.

A resposta é… Sim.

Um exemplo é este episódio que você acabou de ouvir. Você acabou de aprender por aqui:

  1. O que é um podcast narrativo e qual a diferença entre ele e um não narrativo.
  2. Qual a estrutura de um podcast narrativo.
  3. Um exemplo de sucesso de um podcast narrativo ‘raiz’.

Bem, vou ficando por aqui, mas antes, aproveito para comunicar que, em breve, vou publicar um episódio ‘narrativo raiz’ lá no Eu, Storyteller.

É uma história incrível, que convido você a ouvir!

Obrigada por me ouvir.

https://podfollow.com/1530861236


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *