Ainda não é a gramática

Ver a imagem de origem
Créditos da imagem:
benefícios-da-música.jpg (687×626) (wp.com)

Não pretendo falar de gramática. Ao menos, ainda não. Acredite, quando for falar dela, eu o farei com propriedade; pois que houve um tempo em que ela foi o céu para mim. Entretanto, alguns anos se passaram até que eu a visitasse no inferno também. Pois é isso mesmo: a gramática tem duas moradas. Dois propósitos. Duas almas. Dupla personalidade. Se eu fosse você, não confiaria nela.

Por isso, ainda não é a gramática o tema deste texto, ao menos não da forma como a descrevi até agora. Contudo, ela me ‘pregou uma peça’ hoje. Conto os detalhes:

Eu estava procurando antigos textos, fotografias, vídeos e áudios no Drive do meu celular. Não sou lá muito organizada com estas coisas, mas se tem algo que faço é registrar. Sabe aquela lembrança? Eu tenho guardada… Só não sei onde, mas tenho. Eu adoro começar a escrever a partir de lembranças. De uma foto, por exemplo. Há algo que a imagem só disse para quem estava lá; e isso é incrível. A história por trás de uma lembrança é capaz de movimentar uma pessoa. E contagiar outra.

Mas foi justamente ela, a gramática, que apareceu dando nome ao áudio de pouco mais 3 minutos que encontrei no Drive do meu celular.

Baixei o arquivo e o ouvi imediatamente. Não podia me conter da ansiedade de rever as lembranças ocultadas ali – desde 2018, suponho.

O que eu ouvi foi poesia:

Me fez voltar àquele dia em que dei uma lição de gramática para uma turminha de adolescentes. A música foi escolhida por eles, top das paradas à época, eu acho. A aula de gramática durou pouquinho; tempo suficiente apenas para nomear parte dos termos: alguns substantivos, um ou outro pronome… Ah, sim, vimos as interjeições… Acho que ficaram de fora os artigos e as preposições… Também, pra quê?

Naquele dia a gente cantou. Uma, duas, três vezes. Enchemos o corredor de vozes. Provocamos inveja na escola inteira.

Que delícia poder narrar hoje este momento. Eu, storyteller.

Você pode ouvir o áudio a que me refiro neste texto.

Busque pelo episódio “Ainda não é a gramática”:

No meu Podcast: Eu, Storyteller (Spotify e outros agregadores):

Ou em: https://www.podfollow.com/1530861236

Música é Ô, sol!

Cantor: Vitor Kley

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *